quinta-feira, 15 de maio de 2014

O Mito das Universidades Públicas na era PT

Pouco antes de encerrar seu mandato em 2010, Lula declarou “[...] não tenho curso superior, mas fui o presidente que mais abriu universidade no Brasil”. Este boato vem sendo propagado e aumentado ao longo do tempo, sendo que algumas declarações inclusive de lideranças do PT, afirmam que Fernando Henrique Cardoso não teria criado NENHUMA universidade enquanto Presidente da República, o que não passa de uma mentira grosseira.
 

Os números do acesso à universidade comprovam a desonestidade deste boato. Segundo o Censo da Educação Superior do INEP, de 1995 a 2002 (FHC) o número de matrículas em instituições federais cresceu 44,65%, contra contra 20,97% dos seis primeiros anos do Governo Lula (de 2002 a 2008). Durante o governo de FHC, o crescimento no número total de matrículas no ensino superior também foi mais alto, 109,50% ante 45,98% do Governo Lula.

Outra questão a ser esclarecida neste caso, é que grande parte das instituições que Lula afirma ter "criado" são na verdade, desmembramentos e fusões de Universidades já existentes. Segundo o relatório Uma Nota técnica sobre a criação de Universidades por categoria administrativa e Gestão Política nos Governos de FHC foram criadas 16 universidades no país, ante 17 "criadas" por Lula. 


Os números comprovam que o discurso de Lula e do PT é MENTIROSO ainda mais se formos considerar que momentos diferentes da história do país e das circunstâncias econômicas não nos permite uma comparação justa. O governo Lula, reconhecidamente ampliou a oferta do Ensino Técnico no país, mas a que custo? Especialmente no caso dos Institutos, a política de expansão adotada pelo PT é bastante questionável. Ora, se há um caminho para a educação superior no país, com certeza não é erguendo escolas sem a devida preocupação com a qualidade e com as condições de funcionamento, e foi isto que o PT fez. E o resultado disso aí está: universidades brasileiras perdendo posições nos rankings internacionais de qualidade, greves generalizadas por todo país, baixo desempenho em pesquisa científica e o aumento de notícias que colocam nossas instituições de ensino superior nas páginas policiais.

O PT tem sua parcela de colaboração na expansão do ensino superior do país, sim. Agora, dizer que governos anteriores nada fizeram pelas Universidades Públicas no Brasil é uma mentira das mais grosseiras! O povo do "nunca antes na história desse país" deveria pesquisar ou ser mais honesto antes de sair repetindo qualquer bobagem que ouve falar por aí...

35 comentários:

  1. Postem as fontes das pesquisas e números, por favor! Sempre que confronto algum amigo petista sobre alguma asneira que seu partideco vem dizendo, por mais verdadeiros os números e estatísticas, algo vindo do blog/site "mentiradopt" ou "forapt"(e derivados), nunca são aceitos... Então por favor, as fontes são para me ajudar a ajudá-los a entender o óbvio, mesmo que isso soe como algo humilhante para eles, mas se tratando de militante do pt, já viram...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Link do documento: http://www.observatoriouniversitario.org.br/documentos_de_trabalho/documentos_de_trabalho_62.pdf

      Excluir
    2. olha no texto, em azul, o link para a fonte dos dados...

      Excluir
    3. Estranho que esta fonte apresenta dados apenas até 2006, tem coisa faltando ai.

      Excluir
    4. e ainda está sujeita a revisão!!!

      Excluir
    5. http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/mais-um-pouco-do-desastre-da-educacao-no-governo-do-pt-universidades-precarias-a-farsa-do-fundeb-e-o-aumento-do-analfabetismo/

      Excluir
    6. Por favor, uma revista/jornal que não tenha o costume de fazer manipulação ideológica como exemplo (exclua VEJA, Globo e Folha de SP por favor)

      Excluir
    7. Vocês podem consultar os históricos das universidades nos sites das mesmas. Alguma resposta pode ter ali. Mas surge com isto outra dúvida: por que algumas federais a mais foram criadas, em vez de criarem-se novos campi para as já existentes? Quanto a questão da qualidade e questões relacionadas, históricos de feitos e de greves; de vagas abertas e alunos que graduam-se; de alunos graduados que seguem nos estudos (mestrado, etc), e que empregam-se nas áreas para a qual estudaram; etc; podem trazer parâmetros de análise. Pelo menos os históricos das universidades é uma fonte de dados livre de manipulação ideológica (espero!) disponível para consulta pública. Outra dúvida: o ensino de instituições particulares é consideravelmente grande também. Seria interessante uma comparação similar entre as diferentes eras PSDB e PT sobre a absorção de alunos pelo ensino privado? Pergunto, em parte, porque nosso novo ministro da educação soltou, certa vez, uma frase referente aos ensinos público e privado.

      Excluir
    8. Uma matéria baseada num trabalho de Dezembro de 2006 e ainda não foi finalizado (parece obra pública) ... Dados tabelados sem os respectivos links para consultar sua veracidade ... Ou seja, mais desinformação pairando no ar ... É uma ótima fonte para desinformados sentirem-se informados ... Afinal, existem aqueles que ainda acreditam que os jornais e TV são instrumentos da sociedade e não empresas bilionárias que querem garantir seus interesses ...

      Excluir
    9. Cadela não tem fontes pq não é verdade

      Excluir
    10. MENTIRA, governo de FHC nenhuma universidade federal foi criada.
      http://www.estadao.com.br/noticias/geral,com-lula-vaga-em-curso-de-medicina-cresceu-74-3,520312

      Excluir
    11. procura um artigo escritor por reinalo Azevedo que ele te dá todos os números de estudantes que se formaram, professores....

      Excluir
    12. https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Educacao-superior-em-Lula-x-FHC-a-prova-dos-numeros/13/16291

      Excluir
  2. Só mais uma das milhares de mentiras do PT, da Dilma, do Luiz da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Leia o arquivo querido(a)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li o arquivo, e só encontrei uma universidade pública federal (UFT) que foi criadas por FHC e a mesma só entrou em operação pra valer após o fim de seu governo. Você leu o arquivo? Se leu me cite o nome das universidades públicas criadas por FHC.

      Excluir
    2. A note diz que ou foi criada, ou reconheceram ou equiparam as que já existiam. isso implica dizer que, necessariamente as 6 do primeiro mandato do fhc, com mais 10 do segundo mandato, não foram criadas, mas sim nomeadas, reconhecidas, ou equipadas. Essa é a norma do documento para especificar esses dados...

      Excluir
  4. Mais uma besteira da oposição. Se for comparar qualquer universidade brasileira com o mundo, o Brasil nunca será elite. Nível de qualidade! O cara q escreveu sabe realmente o que significa qualidade? Aposto que não. Mais uma besteira da oposição.

    ResponderExcluir
  5. A criação de universidades públicas, em si, não é critério honesto para que se possa aferir se um governo avançou em termos educacionais ou não. Todos sabemos que a universidade pública funcionam, na verdade, como postos avançados de doutrinação marxista, ou seja, cocô acadêmico puro. Eu quero saber o que o PT fez, nas prefeituras por onde passou, para melhorar a educação fundamental no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda prefeitura do Brasil recebeu uma Creche Pró Infância ("Padrão Fifa"), para que o município recebesse a Creche depende da Prefeitura realizar o Cadastro na data definida pelo Ministério, 2 Transporte escolar o popular ônibus Amarelo Caminho Da Escola, que realiza o translado das crianças, 3º Merenda Escolar 4º o livro didático para todos estudantes da educação básica (até 2005 era comprado, eu comprei).... Infelizmente meu caro as prefeitura desvia o R$ para outras áreas, até por que a grana da Educação é estabelecida por lei (25%)

      Excluir
  6. Mas o apedeuta já fez duas faculdades. E só não fez a terceira porque acabaram os tijolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo. Bêbado como sempre está deve ter pago pra alguém passar por ele. E ele nunca pegou no pesado. Nunca trabalhou de verdade. Nos quase 7 anos em que "trabalhou" como metalúrgico com carteira assinada, passou a maior parte do tempo buscando transformar-se em sindicalista para não ter de trabalhar. Era um agitador desde pequenininho.

      Excluir
    2. Dr. h. c. mult. Lula da Silva.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Sorbonne, na França.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pelo Instituto de Ciência Política de Paris (Sciences Po Paris), na França.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Coimbra, em Portugal.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Alcaná de Henares, na Espanha.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suiça.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de La Matanza, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Metropolitana da Educação e do Trabalho, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de Lanús, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional do Três de Febrero, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de San Martín, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de San Juan, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de Cuyo, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Nacional de La Plata, na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), na Argentina.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Aquino Bolívia – Unabol, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Escuela Politécnica del Litoral, no Equador.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidad Andina Simón Bolívar, no Equador.
      O Lula “Doutor honoris causa” pela Universidad San Marcos, no Peru.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do ABC (UFABC), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Pernambuco (UPE), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Brasil.
      O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Brasil.
      O Lula O Lula é “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Brasil.

      Excluir
    3. Lula só fez desvalorizar o conceito desse título! Um cara que se auto declarou um preguiçoso que nunca conseguiu terminar a leitura de um livro, e ter esse tanto de títulos de " Doutor honoris causa", só mostra que esse título pode ser dado como mera figura de retorica para puxar saco de politico ladrão...

      Excluir
  7. Segundo o proprio Lula disse, sem saber que estava no ar, "Numeros voce pode inventar a vontade, ninguem vai verificar se são verdadeiros". É realmente o Lula conhece os seus seguidores e, os conhece pela burrice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para de relinchar


      https://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Educacao-superior-em-Lula-x-FHC-a-prova-dos-numeros/13/16291

      Excluir
  8. Quantas Universidades Federais o FHC criou e quantas o Lula criou? Não Públicas, Federais...

    ResponderExcluir
  9. pt e psdb e uma vergonha para o nosso brasil

    ResponderExcluir
  10. Li o arquivo, e só encontrei uma universidade pública federal (UFT) que foi criadas por FHC e a mesma só entrou em operação pra valer após o fim de seu governo. Você leu o arquivo? Se leu me cite o nome das universidades públicas criadas por FHC.

    ResponderExcluir
  11. Não houve, na história deste país, maior investimento em educação do que nos governos do PT:

    UFCSPA
    http://www.ufcspa.edu.br/index.php/historico , em 1953 foi criada a FACULDADE de Medicina, que quando criada era uma instituição PRIVADA, CATÓLICA, ela foi tornada pública em 1980. Como FACULDADE. Em 2004 (Lula) ela passou a fornecer mais cursos (Biomedicina e Nutrição em 2004, Fonoaudiologia em 2007, Psicologia em 2008, Enfermagem e Fisioterapia em 2009, Farmácia em 2010, Gastronomia e Toxicologia Analítica em 2012 e mais 4 cursos em 2014 Física Médica, Gestão em Saúde, Informática Biomédica e Tecnologia em Alimentos). Assim a instituição deixou de ser uma simples FACULDADE e se tornou uma UNIVERSIDADE, por decreto em 2008. A UNIVERSIDADE (que significa conjunto de faculdades, vejam o dicionário) foi SIM criada pelo Lula, visto que todas as demais faculdades que compõe a UFCSPA foram criadas no governo petista. Põe ela na conta do PT.

    UNIFAL-MG
    http://www.unifal-mg.edu.br/institucional/historico, até a transformação em universidade em 2005, a instituição era um centro universitário que oferecia menos de 10 cursos todos voltados para a área de saúde, a partir de 2006 foram criados 17 cursos (faculdades) e criados mais de 18 programas de mestrado e doutorado, justificando a sua transformação em UNIVERSIDADE, ao mais de sobrar a quantidade de faculdades e criar todos os programas de pós graduação disponíveis hoje na UNIFAL. Pode botar na conta do PT.

    Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    http://www.uftm.edu.br/paginas/carrega/cod/1/t/APRESENTACAO , a FACULDADE (lembra da diferença entre Faculdade e Universidade????) foi criada em 53 com o curso de Medicina, o segundo curso de graduação em Enfermagem é de 89, mas a partir de 2005 (ano da transformação em Universidade, que é um conjunto de faculdades) foram criados os seguintes cursos de graduação que justificam o seu novo status: Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Letras, Psicologia, Educação Física, Serviço Social, Licenciatura em: Geografia, Historia, Física, Química, Matemática, Engenharias: Alimentos, Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Química. E mais umas duas pós graduações. Pode botar a transformação da faculdade em universidade na conta do PT, porque só com o que foi criado pós 2005 já dava uma universidade mesmo.

    ... continua

    ResponderExcluir
  12. ... continuando...

    UFRB
    http://www.ufrb.edu.br/portal/a-ufrb/apresentacao , ela foi criada por desmembramento em 2005, sim, mas desde então passou de 1 campus para 6 campi. Outra multiplicação incrível, coisas do PT, esse partido que gosta de criar campi em cidades do interior. O mais bonito dessa história em específico é que o pedido de criação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) veio da própria Universidade da Bahia!!!! Em reunião do conselho universitário em 2003, pedido esse encaminhado à Presidência da República (Lula, o próprio) depois de inúmeras audiências públicas. Enquanto o projeto não saía (preso no legislativo, claro), a Escola de Agronomia ainda cresceu, com a criação de 3 novas graduações. Hoje a UFRB tem 32 cursos de graduação e 11 pós graduações. Aliás, o PDI deles é lindo.

    UNIVASF
    Esse é divertido. O decreto é do FHC, sim, mas a universidade nasce sem nada. Não tem prédio, não tem previsão de cargos, nada. Vide a lei: http://www.univasf.edu.br/acessoai.../arquivos/lei_10473.pdf . Preste atenção especial no parágrado único do artigo 5°: "A implantação da Fundação Universidade Federal do Vale do São
    Francisco fica sujeita à existência de dotação específica no orçamento da União e ao disposto na L ei n o 9.962, de 22 de fevereiro de 2000." Em outras palavras, é uma universidade que só existia no papel. Sem bens, dinheiro ou funcionários. Daí temos a seguinte informação sobre essa universidade: passou a funcionar apenas em 2004. Adivinha quem era presidente nessa época? Lula. Quem criou TODOS os campi, os cursos de graduação e as pós da universidade? Isso mesmo, o PT. FHC promete, Lula faz!

    ResponderExcluir
  13. Cara... Acorda para cuspir. Pesquise mais, não seja tão idiota:
    http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Educacao/Educacao-superior-em-Lula-x-FHC-a-prova-dos-numeros/13/16291

    ResponderExcluir