domingo, 20 de julho de 2014

Tá Levando Quanto? Folha de São Paulo publica matéria mentirosa sobre Aécio Neves

O jornal Folha de S. Paulo publicou hoje em sua capa uma matéria de cunho sensacionalista intitulada “Governo de Minas fez aeroporto em terra de tio de Aécio”, uma tentativa clara de atacar o principal nome da oposição no momento em que todas as pesquisas apontam o seu crescimento diante da queda de Dilma Rousseff.
Capa da Edição Impressa da Folha de 20/07/2014

Para quem lê a reportagem, passa-se a impressão de que Aécio fez um aeroporto para favorecer sua família com grandes indenizações, e para que eles desfrutassem de forma particular. Mas a verdade é MUITO diferente. 

O Aeroporto de Cláudio foi construído dentro de um projeto de ampliação e construção de 29 aeroportos de interior promovido pelo governo mineiro, que ainda está em andamento. A área portanto, pertence ao Estado e diferente do afirmado na manchete, não houve qualquer investimento publico em área privada. 

O Terreno foi devidamente desapropriado pelo Governo de Minas e o valor foi estipulado de forma tão correta, que o tio do tucano não aceitou  e até hoje move ação contra o governo estadual exigindo um pagamento maior do que o depositado em juízo.

O Aeroporto só não está funcionando a pleno pois ainda aguarda aguarda a conclusão do processo de homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), cujo início se deu em 22 de julho de 2011. 
 
Ofício enviado a ANAC em Julho de 2011. Aeroporto ainda não recebeu a homologação da Agência.

Após a distribuição do jornal, Aécio Neves postou uma Nota em seu Perfil Oficial no Facebook, onde ficam esclarecidos todos os factoides exibidos na reportagem da Folha, esclarecimentos estes que o Senador já havia dado ao jornalista (se é que assim pode ser chamado) que escreveu a matéria.

Bem da verdade, é que mesmo recebendo todas as respostas por parte de Aécio, a Folha preferiu estampar na capa apenas sua versão: parcial e sensacionalista. Mas o que leva um dos principais veículos de comunicação do país a se prestar ao jornalismo marrom, estampando uma mentira descarada em sua capa?

Não surpreende esta manchete ter sido publicada justamente no momento em que as pesquisas apontam o fracasso do PT em São Paulo, onde Aécio vence Dilma com folga. Deve ser este o motivo do desespero do PT!

O que será que 'levou' a Folha a deixar de lado o jornalismo sério e se tornar apenas mais um folhetim que atende aos interesses do PT? 

5 comentários:

  1. E se a notícia não for mentirosa? Estamos preparados para lidar com essa verdade? Eu acho que de qualquer jeito, já deu PT.

    ResponderExcluir
  2. O pior é construir em um terreno que esta em litigio, e se não tiver acordo e justiça mandar devolver o terreno, quem fica com o aeroporto, ah! já é do estado? por que então esta em litigio? Benfeitoria para uso próprio? A justiça tem que apurar isto direitim

    ResponderExcluir
  3. E qual o valor que o estado de minas pagou para o tio dele ? Alguem sabe ?

    ResponderExcluir