sexta-feira, 4 de julho de 2014

PT Maquia dados ao falar sobre a Mortalidade Infantil

O  PT tem uma velha mania de achar que o Brasil não existia antes de suas gestões. Desmerecem a história do nosso país e tudo que foi feito pelos governos que os antecedeu. É assim com o Plano Real, com os Programa de distribuição de renda, e agora também com as taxas de Mortalidade Infantil.

Uma postagem feita no Perfil Oficial do PT no Facebook, diz que em um comparativo feito entre os 32 países participantes da Copa, o Brasil foi o que mais reduziu a mortalidade infantil em crianças menores de 5 anos. A redução nas taxas é comemorada como como uma vitória do Governo do PT.

O que a postagem deixa de explicar, mas é relatado na reportagem da Folha, é que o comparativo foi feito com dados de 1990, ou seja, o Brasil foi o que mais reduziu a mortalidade infantil nos últimos 24 anos. Além dos Governos petistas, os três governos anteriores são incluídos nesta lista.


Entendendo os números

Em 1990, a média brasileira era de 62 mortes para cada 1000 nascidos vivos. Em 2000, antes de Lula assumir, o índice já havia caído para 33, quase 50% menor como pode ser visto na Tabela abaixo. Políticas como o Bolsa Escola e Programa de Saúde da Família, criados nos Governos FHC, foram fundamentais para esta queda considerativa na taxa de mortalidade.
 


Mais uma vez, o PT se apodera de uma conquista que vem sendo construída ao longo de mais de duas décadas.   

O Brasil se tornou exemplo no combate a Mortalidade Infantil, uma conquista que não é do PT, nem tampouco dos outros governos: é uma vitória do povo brasileiro. Educação básica e saúde de qualidade são o mínimo para que um país possa se desenvolver. 

Os próximos governantes, não podem desmerecer essa conquista, mas tampouco, devem deixar de lembrar que ainda há muito o que ser feito. Apesar da queda significativa, ainda ocupamos uma posição desconfortável (107) na lista de países por mortalidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário