Um dos argumentos mais usados pelos petistas é que
o ex-presidente Lula pagou a dívida externa brasileira, recuperando crédito
junto ao FMI. O discurso é exaustivamente repetido pelo PT para tentar enganar a classe menos informada do
país.
![]() |
| Imagem postada no Facebook do Ex Presidente Lula, tenta confundir os eleitores desavisados |
DESMISTIFICANDO
No dia 22 de fevereiro de 2008, o Governo
Lula anunciou, por meio do Ministério da Fazenda e do Banco Central, que
a dívida externa brasileira havia sido quitada. E ainda mais: já éramos
até credores. Tal notícia foi estampada na
manchete dos principais jornais do país da época.
Quando
Lula assumiu o seu primeiro mandato em 2002, a dívida externa era de R$
212 bilhões, enquanto a dívida interna era de R$ 640 bilhões. Ou seja, o
total, dívida externa mais interna era de R$ 852
bilhões.
Em 2008, quando Lula assumiu ter pago a dívida, a
dívida externa caiu para 0, já a interna chegou a - pasme - R$ 1,4
trilhão. O Total da dívida equivalia a 65% do PIB do Brasil.
Em 2013, a dívida pública federal (incluindo as dívidas interna e externa) fechou em 2,123 trilhões de reais, um número recorde.
Como nosso
endividamento aumentou tanto? Explicamos. Para pagar a dívida ao FMI, Lula captou dinheiro junto aos banqueiros, que
compraram títulos da dívida e o Brasil, que pagava
4% de juros ao ano para o FMI, passou a pagar 19,5% ao ano para os
banqueiros. Ou seja, os banqueiros, ou a
“elite” satanizada pelos petistas passaram a ser donos do Brasil.
EFEITOS COLATERAIS
Ainda com um endividamento crescente, Lula voltou a pegar dinheiro do FMI para sustentar os falsos programas
sociais como PAC e obras como a transposição do São Francisco, que ainda não foram
concluídas. Ou seja: além de pagarmos juros extorsivos aos
banqueiros, passamos a dever também, novamente ao FMI, o que causou um
impacto sem precedentes na economia brasileira.
Hoje, o endividamento do país já chega a quase R$ 3 TRILHÕES, mais do que o triplo da dívida de quando Lula assumiu o Governo (R$ 852 bilhões).
Hoje, o endividamento do país já chega a quase R$ 3 TRILHÕES, mais do que o triplo da dívida de quando Lula assumiu o Governo (R$ 852 bilhões).
Como pagar essa conta? Simples. Impostos cada vez mais altos, prejudicando as classes menos favorecidas. Com o estimulo ao consumo desenfreado, o pobre podia comprar a TV dos sonhos, mas em prestações com juros extorsivos, enriquecendo ainda mais os bancos.
Além disso, o Brasil chegou a ter 43,8% de sua receita total comprometida com a amortização da dívida e pagamento de juros, dinheiro que poderia estar sendo investido na melhoria de serviços públicos como saúde e educação. E o povo, iludido pelo discurso do molusco, achando que ele fez muito pela economia do país.
Bem da verdade, Lula não só não pagou coisa nenhuma, como colocou o Brasil no caminho da falência financeira e social.
Leia mais em: Dívida pública brasileira: graças ao PT, uma bomba prestes a explodir

