Circula pela web um e-mail que traz informações sobre a última votação pela aprovação do Voto Aberto no Senado, que está marcada para hoje. O texto traz a informação de que após votar favoravelmente pela aprovação na última reunião, Aécio Neves e os demais senadores do PSDB teriam “mudado de ideia” e estariam dispostos a atravancar a aprovação do projeto. Qual é a verdade neste texto?
O abaixo assinado.
O documento eletrônico, além das informações acima citadas traz o pedido para que os eleitores de Minas Gerais “convençam Aécio Neves a usar sua influência sob seus colegas do PSDB para apoiar o voto aberto total novamente”. Para isso, trazem o contato dos Gabinetes do Senador, além de Link para suas Redes Sociais e dicas de possíveis mensagens a serem enviadas:
“Confira os telefones do senador Aécio Neves em Brasília e em Minas Gerais, e vamos enchê-lo de ligações e mensagens! Veja abaixo algumas dicas do que dizer quando fizer sua ligação. Ligue agora e depois clique abaixo para enviar uma mensagem no Facebook e Twitter:
- V. Exa deve mostrar seu compromisso com os cidadãos brasileiros e escutar a voz de quase 700 mil pessoas que pedem pelo fim do voto secreto no Congresso.
- Como um cidadão mineiro, peço que V. Exa mostre sua liderança e trabalhe com os outros senadores para garantir que o voto aberto total seja aprovado, para que nossos representantes não se escondam mais atrás do voto secreto.
- O fim do voto secreto é um pedido dos seus eleitores. Peço que V. Exa dê uma resposta ao povo e seja lembrado como alguém que defendeu mais transparência na democracia brasileira.
Verdadeiro ou Falso?
A informação é FALSA.
O PSDB e o Senador Aécio defendem o voto aberto para tudo, principalmente perda de mandatos, mantendo secretas apenas as votações que analisem os vetos presidenciais, a fim de impedir que o governo federal faça pressões sobre parlamentares e evitando que o Congresso fique refém do executivo.
Após a Sessão em que o fim do voto secreto foi aprovado, no dia 13 de novembro, o Senador deixou claro seu posicionamento em entrevista:
“Vamos aprovar o fim do voto secreto até sem a exclusão dos vetos. Se a opção for entre ficar como está e aprovar o fim do voto secreto para tudo, prefiro aprovar o fim do voto secreto para tudo”.
O PSDB apresentou esta tese em projeto que foi aprovado no Senado, mas ficou anos parado na Câmara. Se já tivesse sido aprovado, casos como do Deputado Donadon que não foi cassado (voto secreto), não aconteceriam. Ou seja, se fosse de interesse do governo, esta pauta já teria sido votada.
Mas porque agora o governo e sua base estão tão interessados em deliberar esse projeto? Abrindo todas as votações, o PT aumenta seu Poder de Pressão sobre o Congresso, principalmente no caso dos vetos, cada vez mais, o Brasil caminha rumo a uma ditadura Chavista.
Para finalizar, informamos que os integrantes do Avaaz que subscrevem estas petições são conhecidos militantes da esquerda, e o site é mais uma das mídias compradas pelo PT para espalhar mentiras na web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário